quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Resenha: Água para Elefantes

Postado por Gisele Barreto às 14:19
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para Elefantes é um livro que mesmo depois de ter lido você fica com os personagens na cabeça.  Conta a estória de Jacob Jankowski, em alguns capítulos ele tem 90 ou 93 anos, e em outros ele tem 23 anos.
Jacob cursava a faculdade de medicina veterinária, sempre um bom aluno, até que recebe uma notícia que mudaria para sempre a sua vida.
É muito engraçado ver os pensamentos de um velho que nem sabe direito qual a sua idade, e ao mesmo tempo ver os de um jovem. Jacob nunca tinha contado a sua história pra ninguém, até ter coragem de contar a Rosemary, enfermeira do asilo.
Adorei ver o amor do personagem por Rose - uma elefanta que entende polonês -, todos os conflitos que ele passa ao chegar no circo. Também o livro aborda o tratamento que as pessoas têm com os animais. Eu sou uma apaixonada por bichos, nas vezes que aparece maus 
tratos em animais eu quase choro.
A escrita de Sara Gruen faz parecer que estamos vivenciando todos os acontecimentos junto com os personagens. Parece tudo tão real, o ambiente circense transmite um tipo de 'magia' à leitura. Enfim, o livro é muito bom - Cinco estrelinhas *----*
Eu coloquei a capa da primeira versão, porque eu acho mais bonita do que a com Robert Pattinson, mas aí está ela pra vocês :D

Beijoos ;*
@giselebbarreto

4 comentários:

João Victor disse...

Oi ..

Eu já li esse livro e gostei bastante. Tem uma história simples e ao mesmo tempo linda. Já assisti ao filme também e não me decepcionei. Muito bom :)

Ótima resenha!

João Victor
http://www.amigodolivro.blogspot.com/

Nathália Risso disse...

Oii Gihh :)
Eu gostei demais desse livro! Realmente, depois que terminei, a história ficou martelando em minha cabeça.
Todo esse mundo fantástico e os personagens que Sara criou são incríveis *.*
Gostei muito do filme também :)
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Novidades Literárias #16
Participe das promoções do blog!
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Rogério... disse...

Olá Gisele, já li esse livro rsrs e gostei bastante dele, muito mesmo. Sara consegue mesmo nos levar para o mundo do circo. Se a capa fosse com Reese e a elefanta, seria muito mais bonita.

Tem um novo post no blog, passa lá.
One Book Friend - http://onebookfriendff.blogspot.com/

EllisOliveira disse...

tô louca ora ler..
Parabéns pela resenha rs' :D
Beijoooos!
Ellis Oliveira (www.cataventodeideias.com)

 

Cafofo da Giih Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review